-
Arquitetos: ARX Portugal Arquitectos
- Área: 400 m²
- Ano: 2006
-
Fotografias:Fernando Guerra | FG+SG
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa demorou para virar realidade. Num intervalo total de sete anos, o contexto mudou radicalmente. O que antes era um lote de terreno inclinado, com uma vista panorâmica para o mar, se tornou um lugar estrangulado no meio de edifícios altos, de até nove pavimentos, construídos entre as casas e o mar.
Este resultado foi, no entanto, previsível, dado as normas de zoneamento e as idílicas ações imobiliárias, mais uma vez, isolando os produtos que deseja vender em um relacionamento exclusivo para o país ou para o mar. Desta vez, foi o mar.
Com consciência disso, e apesar da natureza severa do terreno, a casa foi à procura de seu eu interior, se preparando para o pior cenário, ainda supondo a brisa do mar e a curta distância da praia.
Totalmente definida na licença de construção do loteamento, a casa cresce em três pavimentos, sendo o menor a área voltada para a garagem e arrumos.
As distâncias obrigatórias do perímetro do lote (3, 5 e 6 metros), comuns a qualquer loteamento em todo o país, força a compactação do volume, liberando todos em torno de uma "faixa" de terra, geralmente residual e dificilmente utilizável.
O processo de projeto foi uma busca por diferentes possibilidades de relações espaciais interior-exterior (supomos que isso é o principal motivo pelo qual alguém constrói uma casa). Circulações foram criadas, alargando o leque de possibilidades, como os intervalos entre o corpo da escada e o resto da casa.